visitantes

domingo, 29 de maio de 2011

5 meses, com amor...

5 meses se passaram... Os 150 dias mais intensos da minha vida. Já não sei mais quem eu era antes de conhecer CF. 5 meses que mudaram meus planos, meus anseios, minha vida! 5 meses que substituíram todos os outros anos em que vivi. 5 meses que me fizeram deixar de ser 'eu' para me transformar em 'nós'. Menos da metade de um ano que já não me permite mais que eu faça as mesmas coisas que fazia antes. Antes eu não sabia que um sorriso era tão valioso... Que pequenos sons que não se traduzem fossem tão importantes para a minha comunicação... Que eu fosse capaz de amar tanto... Eu não sabia! Se antes eu acordava às 6h e aproveitava o final de semana para dormir até mais tarde, nesses 5 meses não houve uma noite sequer que eu eu dormisse a noite inteira. Além disso eu costumava ir para a cama por volta das 23h.. Hoje eu deito, no máximo, às 20h. O planejamento para o meu (nosso) futuro agora é outro... Eu não quero mais as mesmas coisas que eu queria antes. Também me tornei mais forte, mais paciente, mais persistente... Tudo isso aconteceu de forma tão natural que nem lembro mais de ter sido 'EU'. Hoje, aos 5 meses de CF, quero viver para dar a ele a VIDA! Para dar amor, carinho, atenção, educação e tantas outras coisas que se resumem em FELICIDADE! Minhas conquistas agora são as conquistas dele. Quero vê-lo engatinhar, andar, falar, aprender, estudar, crescer...

Meu filhotinho, minha benção, minha vida... Que Deus te abençoe!
Mamãe te ama de uma maneira inexplicável!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bagunça

Foi pego no flagra!

Olha a cara de sapeca..rsrsrs

Tão pequenino e já sabe fazer uma boa bagunça... É só deixá-lo alguns minutinhos sozinho no berço que ele dessaruma TUDO. Vira de cabeça pra baixo mesmo..rsrsrs. Como prova, eis a foto.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abençoa senhor as famílias, amém

Meu pequeno, minha vida!

Quando somos mães não há como não pensar em nosso filho em todos os momentos... Achamos que só nós podemos protegê-lo das coisas ruins do mundo e queremos colocá-lo numa redoma. Eu, por exemplo, nunca tinha tido medo de morrer... Aliás, a única pessoa que tinha receio de fazer sofrer se algo de mal acontecesse comigo era minha mãe... Hoje penso nisso o tempo todo... "Se eu adoecer quem vai cuidar dele??? Ele precisa de mim", assim passa em minha cabeça. Nossa, jamais veio em minha mente que eu não pudesse sequer ficar doente... E não por mim, mas por ele. Em alguns países e jornais se fala no fim dos tempos (tem até umas notícias de que seria amanhã - 21 de maio, uiii)... Quando leio esse tipo de nota vem logo meu pequeno na cabeça... Tão indefeso, como poderia viver um momento desse??? Deus nos livre! Como toda mãe que quer proteger, deveria ser desesperador não poder fazer nada! Um anjinho que, praticamente, nem conheceu o mundo ainda... E ele só confia em nós, pais. Penso em seu sorriso, seus aconchegos, em quando se agarra comigo para dormir à noite, nos seus olhinhos arregalados e curiosos para conhecer coisas novas, em suas perninhas se esticando quando fica animado com alguma brincadeira, no esforço que faz para pegar nos pezinhos ou se virar como se fosse uma grande ação,nos bizourinhos que não pára de fazer... A vida não tem sentido algum sem meu pitoquinho! Como gostaria de ter a receita da felicidade... Fazê-lo um menino feliz, uma pessoa íntegra, do bem... Mas, como sou uma simples mortal, conto com o meu amor de mãe, que é o maior do mundo. Esse amor que não tem super poderes mas que, por si só, já é capaz de transformar vidas!

Comer comer....

Qual a hora certa de oferecer outros alimentos para o nosso filho??? Essa dúvida me persegue... O ministério da saúde orienta que seja após os 6 meses de vida... A maioria dos pediatras também... Porém, ficamos um pouco inseguras em relação a esse assunto. Eu, particularmente, sempre achei que depois dos 4 meses o bebê deveria experimentar outras coisas, além do leite. Acreditava que, fazendo assim, ele comeria melhor ao longo da vida... Começaria, logo cedo, a gostar de outros alimentos. No entanto, quando estamos vivenciando a situação, tudo se torna mais difícil. Num dia penso em acrescentar algo na alimentação de CF, no outro já mudo de opinião e fico com a consciência pesada. Há 9 dias de completar 5 meses ele só mama... Muitos fatores me levaram a crer que eu precisava inserir outras coisas - ele não ganhou muito peso esse último mês e não está dormindo bem... Isso seria indícios de que estava querendo algo a mais... Já dei suco de laranja lima, fiz ele provar maçã e banana, mas não continuei... Fiquei com receio de está sendo precipitada. Nossa, quantas dúvidas! Dia 30 o levarei para o pediatra e irei buscar orientações...  Espero clarear minhas ideias...rsrsrs

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O amor de mãe!

Amar não é fácil.... Fazer o certo também não... As duas coisas estão diretamente ligadas... Quando amamos de verdade buscamos fazer o certo o tempo todo... Assim acontece com os nossos filhos. Com esse amor inigualável que muda as nossas vidas por completo. Tentamos protegê-los do mundo, dar o nosso melhor, calar suas dores, isentá-los do sofrimento... Acredito que o instinto materno funcione dessa forma. Não tem como ver aquele bebezinho chorando e imediatamente não satisfazer as suas vontades. Colocá-lo no colo, niná-lo até cessar suas lágrimas, oferecer beijos e abraços, consolá-lo mesmo que ele não esteja agindo corretamente...  Fazemos com prazer, movidas pelo amor! Porém, nem sempre o nosso certo é o certo para prepará-lo para a vida. Conheço muitos casos em que a mãe só fez o certo e o filho seguiu um caminho muito errado... acontece! Infelizmente acontece! Em paralelo existem histórias de mães que foram frias e duras e os filhos tornaram-se GRANDES seres humanos, com a sua essência e independência. Como devemos fazer? Que tipo de amor devemos doar? Até que ponto devemos ser aquela mãe protetora, carinhosa e sentimental??? São tantas questões que ficamos confusas em saber como realmente devemos ser com as nossas crianças. Que Deus nos dê sabedoria para agir da melhor maneira pois, a maior certeza é que, se erramos, tentamos acertar!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O sono...

Nas pesquisas virtuais em busca de amenizar o problema das noites mal dormidas, percebi que muitas mães passam pela mesma dificuldade. Descobri também que erro em vários aspectos - mesmo tentando fazer o certo. Um exemplo disso é que o ritual de CF antes de dormir compreende adormecer mamando... Sempre foi assim e, sinceramente, não sei como mudar... Alguns sites dão algumas dicas, mas nada que seja mágico nem com garantia de sucesso. Porém, resolvi postar para, quem sabe, as mamães de plantão fazerem o teste. Vejam:

Como criar bons hábitos de sono: 3 a 6 meses

Algumas dicas de como ajudar o bebê a se acalmar e dormir durante a noite:

Estabeleça horários para o sono diurno e para o sono à noite -- e fique firme!

Com o recém-nascido era fácil decidir quando colocá-lo para dormir, já que não faltavam sinais de sono (mãozinhas nos olhos ou puxando as orelhas, por exemplo). Agora que o bebê está um pouco mais velho, cabe a você determinar uma hora para ele dormir, assim como para tirar sonecas. Pode até ser que a criança não pareça cansada tarde da noite -- pelo contrário, está cheia de energia, brincando e pulando. Mas isso geralmente é sinal de que já mais do passou da hora de dormir, o que às vezes leva a uma noite de sono agitada e com mais acordadas repentinas.

Comece a criar uma rotina da hora de dormir.

Se você ainda não tem uma, é uma boa hora para começar. Seu ritual pode incluir: um banho, uma brincadeira mais tranquila, trocar de roupa, contar uma história , cantar ou tocar canções de ninar e um beijo de boa-noite. O importante é ter uma rotina que se encaixe no ritmo da sua família e, principalmente, segui-la da mesma forma todas as noites. As crianças precisam de regularidade e gostam de previsibilidade. Isso vale também para o comportamento de todas as pessoas que cuidam delas: o ideal é que pai, mãe, babá e avós ajam mais ou menos do mesmo jeito.

Acorde o bebê de manhã para zerar o relógio biológico dele.

Caso seu filho costume dormir mais que 10 horas por noite, não há problema em acordá-lo de manhã. Embora não pareça errado uma criança dormir 10 horas, o bebê precisa seguir um padrão regular de horas de sono e horas acordado, intercaladas por sonecas ao longo do dia para recarregar as energias.

Possíveis dificuldades :
Despertar no meio da noite e desenvolver hábitos de dormir que dependam da sua presença são situações que afetam recém-nascidos e bebês mais velhos do mesmo jeito. A partir dos 4 meses, seu filho tem condições de ficar sozinho para dormir, mas talvez vá precisar da sua ajuda para desenvolver técnicas de se confortar por conta própria.

Entre os 3 e os 6 meses, algumas crianças enfrentam um novo problema: têm dificuldade de pegar no sono, tornando a hora de dormir um pesadelo para os pais.

Se o seu filho está tendo problemas para adormecer, a primeira coisa a fazer é verificar o horário em que ele anda dormindo (lembre-se de que crianças cansadas demais acabam dando mais trabalho para dormir). Às vezes colocá-lo na cama mais cedo ajuda. Descartada essa hipótese, reveja a rotina de antes de dormir. O bebê deve aprender a adormecer sozinho , não porque você o ninou nos braços ou deu de mamar.

Se esse também não for o caso do seu filho, apresentamos algumas estratégias que você pode adotar, sempre levando em conta seu estilo de vida e, acima de tudo, o que a deixa confortável como mãe.

Algumas estratégias em relação a problemas para dormir

Qual a melhor forma de responder depois de já ter colocado seu filho para dormir? Os especialistas divergem bastante nesse quesito. Todos concordam, contudo, que a maneira de acalmar uma criança e prepará-la para adormecer muda com o tempo. Se um recém-nascido precisa de contato físico, uma criança de 2 anos requer uma rotina firme e um boa-noite decidido.

As abordagens variam basicamente em relação à postura diante do choro: algumas técnicas pregam o "deixar chorar", ou seja, que se deixe o bebê reclamar até que ele perceba que precisa aprender a adormecer sozinho. Outras alegam que o mais importante é que a criança se sinta segura, e que o "deixar chorar" transforma a hora de dormir numa situação tensa. Na técnica do "deixar chorar", os pais devem ir ao quarto do bebê de tempos em tempos para tranquilizá-lo, mas sem pegá-lo no colo nem dar de mamar -- deixando claro que eles estão ali e não estão "abandonando" o filho. Depois de alguns dias a choradeira costuma diminuir, ou seja, o método muitas vezes funciona, mas nem todo mundo tem estômago -- ou sangue frio -- para ouvir o filho chorar por tanto tempo.

A verdade é que não há um jeito "certo" de fazer seu filho dormir a noite toda. Você tem que escolher um método que se ajuste à maneira de ser de sua família e que seja confortável para o seu coração de mãe.

E saiba que às vezes uma viagem, uma doença ou uma alteração de rotina podem atrapalhar o ritmo do sono do seu bebê, e aí você terá de adotar algum tipo de treinamento para que ele volte a dormir bem.



Fonte: babycenter.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

Que horas dormir??

Escureceu, CF já quer dormir, não tem quem segure. Já tentamos de tudo: Levar para passear no final da tarde, brincar, etc, etc, etc... 18h ele quer mamar e logo adormece. Tudo ótimo para quem dorme bem. Até uns 15 dias atrás ele dormia nesse mesmo horário e só acordava para mamar lá para as 2h da madrugada... Depois despertava umas 6h. Tudo muito tranquilo! Mas de repente tudo mudou... Ainda não consegui entender o porquê... A primeira mamada dele após o sono é às 22h30/23h. Depois disso várias outras vezes. E mais... Após essa maratona ele está acordando (de vez) bem mais cedo. Tem dias que ainda está escuro. Não sei o que pode ter acontecido para tão brusca modificação em seu sono (já que ele vinha numa rotina tão legal). Acreditava que depois de vencer a dificuldade do início, quando ele acordava de 2 em 2h, não teria como regredir... Nos próximos dias pretendo fazer uma visita ao pediatra para consultá-lo a respeito desse assunto. Porém, o maior remédio eu já sei qual é: PACIÊNCIA!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O dono do blog...


Olha só quem resolveu fazer uma visita ao blog... Atento, ele aprovou a ideia da mãe e me autorizou a publicar essa foto..rsrsrs LINDOOOO!!!


Fases e mais fases

Com o bichinho que ganhou da tia

Nessa fase dos 4 meses um brinquedinho novo é sempre muito bem vindo... O bebê adora novidade...E quanto mais colorido melhor. Ele olha, analisa e...bota na boca!rsrsrs Tem que passar no teste. Uns ele se agrada mais, outros menos. Esse mês CF tá mais inquieto... Fica menos no carrinho, não gosta de ficar sozinho de maneira alguma... Os passeios ficaram mais cansativos... Agora ele só quer braço. Quando colocado no carrinho fica querendo 'saltar'. Do mesmo jeito na cadeirinha ou em qualquer lugar em que permaneça fixo. Imagino o momento em que começar a dar os primeiros passos... depois daí nem se fala... Na verdade é um pouco de exagero meu... Ele fica ainda uns 10 minutinhos - no berço - segurando os pezinhos e tentando colocá-los na boca... Passou esse tempo ele grita. Engraçado que ele fica gritando e imediatamente sorri demonstrando satisfação quando apareço para atender o seu chamado.rsrsrs É cansativo, mas prazeroso! ,Ah, ele faz bizourinho o tempo todo. E o que mais gosta é me ver contar estórias fazendo gestos, danças e imitações...Com isso ele cai na risada... No entanto, não dá para passar o dia assim... rsrsrs

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Suco de laranja

Após algumas tentativas CF enfim conseguiu sugar a mamadeira para tomar um suquinho de laranja (mimo). As primeiras experiências não foram fáceis. Ele mastigava o bico e não conseguia sugar o conteúdo. Mas ontem ele fez diferente... Em poucos minutos meu bebê estava bebendo 50ml de suco. E tomou tudinho! Apesar de ter sido mais difícil do que eu esperava, acho que os próximos passos serão mais fáceis. Segundo orientação médica, devo passar uns 5 dias oferecendo apenas o mesmo alimento, nesse caso o suco de laranja. Depois vem outra fruta, obedecendo ao mesmo espaço de tempo, e assim por diante, até chegar nos alimentos salgados (as sopas). Esse procedimento acontece para que o bebê possa reconhecer o sabor do que está comendo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vira vira...

Deixar CF alguns minutos sozinho na cama já está fora de cogitação. Com apenas 4 meses ele não fica quieto. Vira para um lado e para o outro o tempo todo. Parace um peixinho querendo pegar impulso... Quando deixado de barriga para cima logo se emborca e fica girando..rsrsrs Na verdade é um perigo! Apenas o berço é um lugar seguro neste momento. Imagino quando começar a sentar, engatinhar, levantar e andar... É vigilância 24h e não tem outro jeito.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O melhor presente...

Somente hoje, após o dia das mães, tive condições de postar aqui. Porém, acredito que a reportagem da TV Seridó substitui qualquer mensagem e traduz qualquer sentimento. A primeira data comemorativa como mãe foi marcante... Agradecer, todos os anos, por ter o privilégio de ter a minha mãe (a melhor do mundo) por perto sempre foi o primeiro pensamento.Esse ano, além de homenagear, me senti homenageada. Não há presente maior do que ter o meu filho em meus braços. Enfim compreendi o sentido dessa data, que antes acreditava ser muito mais jogo de marketing do que um dia para troca de amor e carinho. Talvez seja isso mesmo. No entanto, dentro do meu coração, o sentido foi bem especial e diferente. Ganhei sorrisos, abraços, aconchegos, AMOR, carinho, atenção... Nossa, quanto presente! Ser mãe é a tradução da felicidade! É ter o privilégio de gerar uma vida...É receber a maior benção de Deus!!!!


P.S.: Além de todos os maiores presentes que uma mãe pode ganhar, 'Cayo Felipe' me deu um lindo relógio..rsrsrs

Meu exemplo, minha mãe!

É nela que eu me espelho... São dela as minhas maiores qualidades... É por ela que eu me empenho em fazer as melhores coisas... É ela que dá sentido às nossas vidas... Ela tem o sorriso mais lindo, as palavras mais doces e bonitas, o carater mais admirável, o MAIOR coração do mundo! Minha mãe é o ser humano mais espetacular que tive a oportunidade de conhecer nessa vida. Quanta benção tenho recebido por ter ela como minha mãe, minha protetora! Que honra ser filha dessa mulher, dessa pessoa tão íntegra! Todas as palavras existentes não explicariam tudo que ela representa para mim... O meu porto seguro, a minha VIDA!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os filhos...


Tudo na vida é feito de fases. Aquele período em que todo mundo do seu grupo passa pela mesma coisa... Vestibular, universidade, formatura, noivado, casamento e... FILHOS! Nem sempre nessa ordem mas, na maioria dos casos, é assim que funciona. Existe até mesmo uma certa ‘pressão’ para acompanhar os passos uns dos outros. ‘Se fulana casou está na hora de casar’... é, isso acontece mesmo. No ano em que casei o assunto era sempre esse entre as mulheres da turma. Eu, por exemplo, estou na fase do primeiro filho. E quase todas as minhas amigas também....rsrsrs As que não estão grávidas, ou com bebês pequenos, planejam para que aconteça numa data próxima. Somente na data em que CF nasceu, vieram outros três no mesmo mês. Sem falar em outros que estão em diferentes etapas, mas que mais na frente acompanharão o mesmo percurso. Provavelmente estes serão amigos de berço e, se tiverem sorte, estudarão juntos. A troca de experiências é inevitável e fundamental e serve como conforto para os problemas em comum, que sempre existem.  Cada mãe com seu jeito de ser, cada filho com sua maneira de agir, mas todos com um único objetivo: Fazer e ser feliz!
Davi, Ivan, Diana, Amanda, Malu, Jorge, Vinícius, Lucas, Gabriel, Miguel, Heitor, Mariana, Danilo, Cayo Felipe, Teo, Luiz, Pedro, etc, etc, etc...turma muito boa!

Ufa!

Após a fase de reações das terríveis vacinas CF só quer braço. Durante os dois dias em que esteve enjoadinho e febril ficava o tempo todo apoiado em alguém (a maior parte do tempo com a mãe, claro).  Sem falar que nesses últimos dias passou a madrugada inteira mamando (já acordava procurando o peito.rsrs).  Passado o efeito acredito que ele tenha se acostumado com tanto chamego. Espero que logo volte ao normal para que eu possa dormir melhor e descansar meus braços (rs). Na noite da última terça, quando já fazia quase 48h, o levei ao pediatra para a consulta mensal. Este mês ele ganhou muito pouco peso(500g) porém, o médico disse que continuasse somente no peito. A estatura está ideal (63cm) e, segundo o pediatra, nessa fase ele passa a ganhar menos peso que nos meses anteriores. No mais está tudo bem com meu filhotinho que, graças à Deus, voltou a ser um bebê animado e feliz!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vacinas dos 4 meses

Ontem (02) CF tomou outras 4 vacinas (duas orais e outras duas picadas) referentes a segunda dose das que ele recebeu quando completou dois meses. A pior de todas elas está inclusa nesse grupo, a tetravalente. Só de pensar que ele ainda receberá uma terceira dose aos seis meses já fico ansiosa.  Além da dificuldade do momento, que é ver seu filho sofrer uma espetada (no caso de ontem duas), ainda temos que passar um, ou dois, ou três dias de olho nas reações, que são muitas. Ele está febril há mais de 24h e muito enjoadinho. Na tarde de ontem chorava (estrondosamente) com a perninha inchada, vermelha e dolorida. Sem falar na sensação de dores no corpo, que deve ser péssima. Como é difícil ver nosso bebê dessa forma. Fiz compressa de gelo, dei paracetamol para baixar a febre, no entanto, nem mamar ele queria. A expressão do seu rosto era de dor e os gemidos constantes comprovavam isso.  Durante toda a noite fiquei vigiando o seu sono com receio de aumentar a temperatura do corpo. Hoje ele amanheceu mais alegrinho, mas continua febril e dengoso (só quer braço). Espero que amanhã (quando completará 48h) ele esteja melhor e mais animado.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hoje, 02.05.2011

Semana passada, com o amiguinho Danilo

Aos 4 meses completos uma ótima novidade: CF levanta os ombros quando colocado de bruços. Até a semana passada só erguia o pescoço mas, de repente... E como eu esperei esse momento (rsrsrs).