visitantes

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pinguinho de gente...

Pitoquinho da mamãe

Chamar CF de pequeno não remete somente ao fato dele ser um bebê. Claro que isso também, porém, refiro-me, principalmente, ao tamanho do meu filhote. Ele é pequenino mesmo, um tantinho de gente. Quando está no meio de crianças da sua faixa etária, na maioria das vezes, é o menor (ou um dos menores,rs). Nós, pais, queremos nosso filho alto, forte (concordam mamães?)... Confesso que em alguns momentos isso me incomodou. Será que ele vai ser baixinho??? É uma das perguntas que passa em nossa cabeça. E logo as pessoas indagam se o pai dele é pequeno. Não, não é. No entanto, todo o restante da família sim (rsrsrsr). Meus pais são baixinhos e os pais do meu marido também. As titias então nem se comenta... (elas vão me matar ao ler esse post,rsrs).  Com isso, tenho que aceitar que a genética - nesse ponto - é um pouco comprometedora. Hoje (26) levei-o ao pediatra para a tradicional consulta periódica.  Há 3 dias de completar 16 meses, pitoco mede 80 cm e pesa 11 quilos e meio (jurava que era bem mais. Meus braços que o diga).  A médica falou que a estatura e o peso estão normais e que somente poderá afirmar algo a respeito do seu tamanho (se será baixo ou alto na fase adulta) quando ele fizer dois anos. Assim sendo,  me resta uma remota esperança (rsrsrs). Quem sabe nos próximos meses meu pequenino estica e foge da zona dos baixinhos não é???? Torço para que aconteça!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tudo para chamar atenção


Essa fase é realmente muito gostosa. Meu pequenino passa o dia inteiro me chamando para mostrar alguma coisa.. Sem exageros, o dia inteiro mesmo. É mãe isso, mãe aquilo.... Aponta, dança, imita, fala algumas coisinhas... No caso do vídeo ele exibe algumas letrinhas quando solicitado. Mas geralmente ele mesmo pega e vem mostrar: " Mamãe iiiii, mamãe uuuu" (com a letrinha na mão). Quando acerta alguma coisa exige palmas e acompanha com um 'êêê' de comemoração (rs). Do mesmo jeito sabe quando não deve mexer ou fazer algo (mas faz). Pego de surpresa no meio da 'arte', dá um grito de susto ou me imita com uma cara que faço quando não gosto de algo (rsrsrs, muito engraçada essa parte). Outra coisa que gosta de chamar a minha atenção é imitando os sons dos bichos. Nas figuras das fraldas ou em qualquer outro lugar, CF aponta para o animalzinho e grita: "Mamãe moonnnn", Mamãe, pi piiii, mamãe méééée´", referindo-se ao boi, pintinho e carneirinho. Também gosta de imitar os nenês fazendo o som dos chorinhos deles (como se ele fosse bem grande,rsrsrsr). Dentre as descobertas dessa linda etapa da vida do meu filhote, acredito ter citado as mais marcantes. Aos quase 16 meses, CF demosntra ser um menininho carinhoso, simpático e muito, mas muito esperto!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Risco e rabisco


Tudo tem dois lados. Começou a fase dos rabiscos - um momento de criatividade e, ao mesmo tempo, um anúncio de bagunça geral (rs). Meu pequeno descobriu que é capaz de fazer traços com um  lápis. Ele só não descobriu ainda os lugares certos de fazê-los (rsrsr). Mesmo sob supervisão, CF já riscou toda minha agenda, o chão da casa e sua próprias mãos. Ah, as minhas também. Passei a esconder canetas para não ser pega de surpresa, porém, já aconteceu dele achar e sair rabiscando tudo. Algumas vezes entrego papéis e fico a observar o seu trabalho. O problema é que ele faz um traço em cada folha e, de repente, precisa de mais coisas para riscar (paredes, sofá, etc). Vou em busca do lado positivo dessa linda fase... Com todo o cuidado para nossa casa não se transformar em pura 'arte' (nos dois sentidos da palavra,rs)!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bicho papão, lobo mau....Pode?

Crescemos com lendas do tipo bicho papão, boi da cara preta, cuca e lobo mau.... As próprias cantigas de ninar mencionam esses personagens. Inúmeras vezes já ouvi parentes e amigos contarem estórias para assustar as crianças com algum intuito (seja evitar ou instigar alguma ação). Até que ponto uma  inocente estorinha como essa pode fazer mal?? Sinceramente nunca havia refletivo a respeito desse assunto. Mas, tive uma experiência que acredito ser importante compartilhar. Há uns dez dias, na casa de amigos, com o objetivo de repreender CF, falei sobre o tal do lobo (rsrsrsr). Juro que sequer imaginei que ele temesse  e muito menos soubesse que bicho seria esse. Claro que eu quis assustar para que ele parasse de mexer, no entanto, minha ação foi meio que instantânea. Falei para ele que em determinado compartimento da casa tinha um lobo e que o animalzinho maltratava as crianças. No mesmo instante meu pequeno levantou os bracinhos e não quis mais saber de chão, somente colo. Até aí ótimo, concordam? Minha ação havia surtido o efeito desejado. Porém,  durante 7 dias ele passou a ter pesadelos na madrugada (uns 3 ou 4 por noite) e só acordava falando o nome dele: lobooooooooooo (acreditam??). Desde então nem toco mais no nome, nem ao menos para dizer que não existe. Porque no mesmo dia fui tentar reverter e só piorei ao mencionar que ele era bonzinho (rsrsrs). Há 2 dias o sono melhorou e ele parou de falar no lobo (rsrsr) - só fala quando eu digo que não pode alguma coisa ( acho que ele ligou o proibido ao personagem,rs). Esse texto é apenas um relato do que vivi, tendo em vista que não entendo a psicologia do assunto. Quando me informar melhor venho aqui contar pra vocês ok???? Por enquanto NADA de lobo mau, boi da cara preta, cuca... rrsrsrs

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Enfim, o show da Galinha Pintadinha


Já citei algumas vezes o quanto os dvds da Galinha Pintadinha me ajudaram para distrair meu pequeno. Desde os 5 meses ele fica hipnotizado ao olhar para tv e ouvir as músicas. Enfim chegou o momento de levá-lo para vê-la de perto. Sim, levamos CF para assistir AO VIVO o show da Galinha Pintadinha. Sempre soube que ele adoraria participar de um evento do tipo, porém, ao saber que seria num teatro e que passaríamos todo o espetáculo sentados numa poltrona central e no fundo, fiquei receiosa com a ideia. Será que um bebê de 14 meses (no auge se sua inquietude) suporta mais de sessenta minutos 'parado'? Bem, a surpresa veio mais adiante. Ao apagarem as luzes e começarem o show com os conhecidos personagens, CF aplaudia e se divertia em demasia. Mais à vontade do que o esperado, ele cantava e imitava sons e gestos dos que estavam no palco. Essa primeira experiência foi realmente  surpreendente e muito, mas muito FELIZ! Agora é aguardar a turnê de Patati Patatá.rsrsrs