visitantes

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bateu, levou!


Sempre observo  a maneira de agir do meu filhote perante os outros bebês. O jeito de interagir, de brincar, de fazer amizade... A forma de adaptação da vida em sociedade. Não sei se é pelo fato dele não ter frequentado ainda a escola, mas o considero muito bobinho. Já vi muitos menininhos se aproveitando da sua boa vontade... CF não é egoísta e entrega seus brinquedinhos com facilidade para qualquer um (talvez como forma de conquistar o próximo). O que costumo ver é os outros tomarem objetos das suas mãos e ele não reagir. A maioria das crianças tem ciúmes dos brinquedos. Ele não. Vejo os meninos tomarem o dele e quando meu pitoco se aproxima para brincar com o do amiguinho ele não deixa. Nossa, juro que dá vontade de interferir. Claro que é coisa de criança, mas como mudar essa postura??? Não  quero que ele seja egoísta e muito menos brigão, mas acredito que nenhuma mãe gosta de ver o filho sofrer nas mãos dos outros. O que espero é que ele aprenda a se defender.... A emprestar o que é seu para quem merece e revidar quando for provocado. Isso ele deve aprender quando estiver na escolinha e for conviver diariamente com outros menininhos. Assim espero!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

1 ano e 8 meses: a fase da teimosia


Não, não e não!!!! CF responde o tempo todo assim. Há alguns meses ele o fazia mexendo a cabeça, tempos depois levantava o dedinho para o negativo e agora a resposta chega de maneira repetitiva e em bom som: N - Ã - O!!! E é não para tudo... Tomar banho, comer, beber água. Hoje (dia em que completa 20 meses), coincidentemente, li um texto a respeito do assunto. É a fase em que o bebê aprende que pode escolher o que ele realmente quer... e se impõe com relação às suas escolhas. Mas dizer não para tudo já é exagero, certo??? Percebo que, na maioria das vezes, CF quer fazer o que sugiro mas faz questão de não aceitar (de birra mesmo). Por exemplo, na hora do almoço. Sei que está com fome e ele mesmo pede a refeição, porém, quando chego com o prato imediatamente olha e diz: NÃO! O meu sentimento é como se ele quisesse ser do contra, me desafiar, mostrar que não obedece... Principalmente quando percebe que eu quero muito que ele aceite o meu pedido. O artigo que consultei hoje sugere ensinar ao bebê outras respostas como alternativas que ele possa escolher (ao invés de recorrer ao não) e usar o 'não' de maneira moderada (já que nessa fase os pais utilizam essas 3 letrinhas com frequência). Nesse caso, não me resta outra solução a não ser exercitar mais o SIM e tentar ter o máximo de paciência quando ele responde que NÃO ama a mamãe.rsrsrsrs

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fome de aprender


Como toda criança, CF gosta de chamar a atenção e mostrar o que sabe fazer... Fica feliz quando vibramos com as suas ações... Seja quando chuta a bola para fazer um gol, quando complementa uma música que estamos cantando ou quando vê uma letrinha conhecida. Passa o dia nas descobertas em busca de mostrar que sabe. Aos 20 meses, minha miniaturinha conhece quase todas as letras do alfabeto, conta até 10, reconhece as cores e adora cantar (cada dia canta melhor,rsrsrs). Também responde o nome e a idade (isso desde os 12 meses). Percebe-se que ele tem satisfação em aprender e, por isso, repete sem parar o que aprendeu. Meu pequeno ainda passa o dia em casa com a mamãe, mas logo irá para a escolinha e lá descobrirá mais e mais coisas para satisfazer toda essa vontade. Mamãe é fã!

Menininho tímido...


Existem características próprias a cada ser humano. Acredito que já nascemos com um tipo de temperamento e personalidade diferenciadas. Claro que o social ajuda e complementa nessa formação, mas que são particulares... Digo isso quando me refiro ao meu pequenino. Que ele já nasceu dengoso, genioso e estressado eu já citei outras vezes, porém, quanto mais ele cresce mais descubro novas características que são somente dele (rsrsrs). Também não é egoísta, ciumento, nem briguento (já foi mordido e levou uns tapinhas e nem descontou..) A maneira de reagir a certas coisas, por exemplo, é ainda mais original... Quem acompanha seu crescimento sabe que CF é tímido... É engraçada sua forma de demonstrar isso... Envergonhado, ele esconde a cabeça atrás do próprio ombro. Ultimamente reage de forma ainda mais curiosa: Ao encontrar  ou reencontrar amigos nossos ele, além de se esconder, fica chateado comigo. Sim, ele me chama de feia e tenta me morder (pode???). É algo automático. No entanto, aos poucos ele se solta e me beija com um pedido de desculpas. Cada um com sua maneira 'estranha' de ser e reagir não é???? 

Aqui de novo...

Adora os adereços do papai

Na véspera de meu bebê completar 20 meses resolvi passar por aqui após tantos dias sem dar notícias... Com tanta informação acumulada fica difícil começar... Acabei deixando passar muita coisa.. Nesse tempo houve férias, visitas, viagens, datas comemorativas, dentes novos, gripes, diarreia, etc, etc, etc... Assuntos que mereciam destaque mas que, pelo tempo que passou, vai ficar para trás. Hoje vim contar que o levei na pediatra para a consulta de rotina.. Aproveitei e a comuniquei a respeito de uma tosse seca que persiste há umas 4 semanas (e como incomoda durante a madrugada). A médica receitou antibiótico e corticoide... Disse que os sintomas são de sinusite e tem de tratar dessa forma. Fico receosa porque nunca precisei medicá-lo com antibióticos... Mas acho que dessa vez não tem como escapar... No mais o desenvolvimento dele vai muito bem. Nos últimos dois meses perdeu peso (devido a diarreia de 8 dias) mas cresceu 4 centímetros. No dia a dia gosta de jogar bola, adora conversar ( e fala sem parar) e é muito, mas muito carinhoso! Ah, hoje com nove dentes (rsrsrs).

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Banguelo escova dentes???rsrs


Sempre fiz massagem na gengiva do meu bebê com uma escovinha de dedo. Hoje, aos 17 meses e meio, CF possui apenas 4 dentinhos (ou seja, continua quase banguelo). Porém, já usa escova e pasta de dentes sem flúor. Segundo uma amiga dentista, não há problemas em engolir o produto (apesar de na embalagem dizer que é proibido a ingestão), já que o bebê ainda não sabe cuspir. Quando introduzi a pasta CF estranhou... Mas hoje aceita numa boa e até pede para escovar. Ele chama de 'txi txi' - devido uma música da xuxa que emite esse som e ensina a escovar os dentinhos. Todo dia, pelo menos duas vezes, os 4 dentões do meu pequenino são escovados - sem esquecer a gengiva e a língua. Claro que a musiquinha não pode faltar nessa hora: " Escove os dentes, txi txi txi txi txi txi txi txi..." rsrsrsrs Para as mamães que estão iniciando essa fase, sugiro procurar essa música na internet, que não deixa der ser um incentivo para os pequenos.

Hora do banho: "Não mexa no meu cabelo"


Numa região como a nossa, onde o calor reina durante todo o ano, o banho deixa de ser simplesmente uma necessidade para tornar-se prazeroso. Refrescar-se é muito bom, principalmente quando se é criança. Posso dizer que CF gosta de banho... Se for para NÃO lavar o cabelo. Passo shampoo e condicionador diariamente pela manhã, mas é sempre a mesma coisa. Enquanto esfrego sua cabecinha ele grita e chora até que eu termine. Já ouvi de amigas que ele um dia se acostumaria e seria uma questão de tempo. Mas ele já está com 1 ano e 5 meses!!!! E sempre foi assim! Minha conclusão é que ele deve ter algum super poder no cabelo, ou algo do tipo. Não tenho outra opção para pensar (rsrsrsr). Mexeu no bendito cabelinho ele reclama. Reclama para cortar, para lavar e para pentear! Santa paciência hein????? 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alimentação- parte 2

Eles só querem saber de brincar...

Já disse outras vezes que, graças a Deus, CF se alimenta bem. Porém, isso não quer dizer que seja fácil. Ele tem bom apetite e aceita bem as refeições, mas sempre precisei distraí-lo para alcançar o objetivo (de fazê-lo acabar o prato). Cada almoço concluído é uma vitória a mais. E sempre foi assim, desde muito pequenino (Iniciei a introduzir outros alimentos após os 5 meses e meio). Houve momentos mais e menos difíceis, mas fáceis não houve nenhum. No entanto, é importante frisar que distrair é diferente de forçar. Nunca o forcei a nada (só a tomar vacinas e remédios,rs). Acredito que forçar a criança a comer não é correto e só faz ela querer comer menos. Mas, para distrair eu faço de um tudo... Ligo a tv, converso, conto estória, ofereço um brinquedo... Nesse esquema ele vai abrindo a boca e comendo... E assim come tudinho (na maioria das vezes). E, quando eles fecham a boca e não aceitam comer (na maioria das vezes) não é porque não querem ou não gostam... Acredito que seja ansiedade por brincar ou fazer outra coisa (ao invés de ficar parado ali por alguns minutos). Pelo menos com o meu sempre foi assim e por isso a necessidade de chamar sua atenção a todo momento. Então, para as mamães que têm dificuldades em fazer seus pequenos gostarem das refeições eu digo: Não desistam, insistam! E quanto mais cedo, melhor! Aos poucos eles se acostumam e aprendem a gostar de comer tudo!

Atividades matinais



Os passeios matinais são obrigatórios. Desde que CF nasceu! Porém, ultimamente nem tenho como escapar... É só acordar e ele já pede: "Mamãe, paiá"! Antes era mais fácil... Uma voltinha no carrinho e estava tudo certo. Hoje, além de sair de casa, tenho que 'inventar' algo para que ele gaste as energias. Como moro em apartamento não tem muito o que fazer. O lado bom é que nessa idade tudo é diversão... Os animais, as plantas, os objetos diversos. Imediatamente ele arranja com o que se distrair. Apanha pedrinhas pra jogar, espalha a água jogada no chão, chuta o que estiver pela frente... Ah, se tem parquinho, melhor (pra ele,rsrs). Sobe e desce do escorrego zilhões de vezes. E no final da tarde a maratona se repete... O que importa é ver meu pitoquinho feliz!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Energia pra dar e vender

Carinha de sapeca

Momento de aventura

Corre, sobe, pula, chuta... Ufa! A maratona diária é essa. Meu pequenino tem uma energia de cansar só quem observa (imagine quem acompanha). Sair com ele fica cada vez mais difícil. Restaurante ou supermecado nem pensar. Inquieto, CF quer correr, subir e mexer em tudo. Alguns locais têm espaços para crianças. Mas nessa fase é sempre mais difícil. Com 1 ano e 5 meses os bebês necessitam de supervisão o tempo todo (no meu caso só tem a mãe e o pai). Sendo assim, ou saímos para lugares exclusivos para crianças (com o objetivo de satisfazê-lo) ou ficamos em casa. A única maneira de distrair CF por instantes e conseguir almoçar ou fazer compras é oferecer a nossa comida (na primeira opção) e passear com ele no carrinho (sem retirá-lo um segundo, pois se sair ele esperneia para não retornar). E nem pensar em ultrapassar os seus limites (rsrsrs). Pois é, sua paciência dura apenas alguns minutinhos. Qualquer distração, por mais interessante que seja, logo deixa de fazer efeito. O jeito é buscar diversas opções de lazer para que, assim, meu pitoco sinta-se satisfeito e gaste toda essa energia.

Fralda x cueca

Forma incorreta de utilizar o 'presente'..rsrsr

Não sei se existe um momento certo para ensinar o nosso filhote a usar o troninho e, assim, fazer suas necessidades da maneira correta. Porém, tenho vários argumentos para começar a ensiná-lo desde já. Um deles é diminuir o número de fraldas: Ao todo são 5 por dia, que totalizam 150 ao mês. No bolso então já perdi as contas(rsrs). Outro importante motivo é a causa de alergias. Não importa a marca, CF sempre fica com determinada região avermelhada e, as vezes, com coceira. Claro que algumas fraldas causam mais que as outras, mas todas provocam algum mínimo tipo (a pele dele é sensível). Também acredito que seja bem mais confortável para ele ficar de cueca. Resta saber se esse é o momento dele aprender (sei que é o MEU momento de ensinar,rs). Para fazer o teste fizemos dois GRANDES investimentos (rsrsrs): compramos algumas cuequinhas e um penico. No primeiro dia não tive muito sucesso. Troquei duas cuecas em apenas 15 minutos (rsrsrs). Com relação ao penico, é o segundo dia de aula... Mas até agora só serviu para brincar. CF pega o material e mostra que aprendeu o que lhe foi ensinado ao repetir o tempo todo : "Mamãe xixi!". No entanto, coloca na cabeça, sobe em cima, leva para tomar banho... só não pratica o que aprendeu na 'aula'.

A sombra


Não sei explicar o motivo, mas ultimamente CF está sempre no meu pé. Como uma sombra, ele me segue o tempo todo. Seja na cozinha, no banheiro ou até no computador. Quando não está pedindo colo fica ao lado brincando, bem pertinho ( No entanto quando 'foge' já sei que aprontou alguma..). Será uma fase??? Ou significa dependência? Em conversa com algumas amigas mães elas afirmam viver a mesma situação. Seria então o momento de colocá-lo na escolinha para conviver com outras pessoas e fazer amiguinhos??? Porém, acredito que ele terá bastante tempo para isso quando começar verdadeiramente os estudos e, a partir daí, iniciar uma vida social ativa. Sei que apesar das dificuldades vivenciadas no dia a dia - uma vez que não é nada fácil dedicar-se de maneira integral à maternidade - essa fase é única e logo logo passará (infelizmente muito rápidamente). Sendo assim, vou aproveitar mais um pouquinho esse curto tempo que me resta - já que meu pequenino é quase um rapaz (rsrsrs).

sábado, 19 de maio de 2012

Vexame

Essa não merece mesmo ser publicada

Hoje venho compartilhar uma experiência desagradável. Na verdade um vexame mesmo. Uma situação que, para muitos, não passa de um momento simples e absolutamente normal. Para nós não parecia ser fácil, porém, nunca imaginei que pudesse ser tão difícil. Esta foi a quarta vez que levamos CF ao salão para cortar o cabelo (Um local cheio de mimos para distrair os bebês com direito a TV, vídeo games, carrinhos para sentar e muitos brinquedos). A primeira foi aos 11 meses. Em nenhuma outra havia acontecido o que ocorreu hoje. Pois bem, esperamos uns 30 minutos até que chegasse a nossa vez. Quando, enfim, o cabeleireiro encostou a tesoura para começar o trabalho CF deu início ao que eu chamo de escândalo. Não sei se essas palavras escritas são capazes de descrever o que passamos. Ele gritava, mexia os braços, batia as pernas... Todo mundo olhando assustado. Todos os choros de vacinas que ele tomou até hoje não se comparam ao que ele fez hoje. Na escolha por desistir e deixá-lo com um buraco no cabelo ou segurá-lo para que o rapaz terminasse o trabalho, optamos pela segunda solução. Pois é, foram uns 20 minutos prendendo os braços, pernas e segurando a cabeça dele para concluir o corte. Se ele ficará com trauma???????? Sinceramente quem ficou foi eu! Que vergonha!!!! Porque ele reagiu dessa forma se já havia feito outras vezes? Como agir diferente em uma próxima vez???? Como nunca vivenciei nada parecido fico absolutamente sem respostas. Esse episódio me deixou estressada, mal humorada, zangada...! E quando vocês encontrarem CF com o cabelo comprido já sabem o motivo....

quarta-feira, 16 de maio de 2012

E o dia das mães...


Sou mãe... Sou filha! Sou amor... Sou feliz! Feliz por ter a mãe que eu tenho! Feliz por ter o filho que eu tenho! Com ELA aprendi a amar... Com ELE aprendi a me doar! Eles  me ensinaram os sentimentos mais profundos e plataram em mim tudo que eu sou! Durante toda a minha vida eu precisei DELA... Hoje ELE precisa de mim. E eu necessito dos DOIS para ser feliz, para respirar! E é por ELES que eu vivo! Um amor tão infinito que me toma por completo! Foi meu 2º dia das mães com dupla emoção. Agora, além de filha da mulher mais espetacular do mundo, sou mãe do filho mais maravilhoso do planeta! Presente maior não há! Esse amor me faz ser EU! Minha mãe, meu filho... minha VIDA!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pinguinho de gente...

Pitoquinho da mamãe

Chamar CF de pequeno não remete somente ao fato dele ser um bebê. Claro que isso também, porém, refiro-me, principalmente, ao tamanho do meu filhote. Ele é pequenino mesmo, um tantinho de gente. Quando está no meio de crianças da sua faixa etária, na maioria das vezes, é o menor (ou um dos menores,rs). Nós, pais, queremos nosso filho alto, forte (concordam mamães?)... Confesso que em alguns momentos isso me incomodou. Será que ele vai ser baixinho??? É uma das perguntas que passa em nossa cabeça. E logo as pessoas indagam se o pai dele é pequeno. Não, não é. No entanto, todo o restante da família sim (rsrsrsr). Meus pais são baixinhos e os pais do meu marido também. As titias então nem se comenta... (elas vão me matar ao ler esse post,rsrs).  Com isso, tenho que aceitar que a genética - nesse ponto - é um pouco comprometedora. Hoje (26) levei-o ao pediatra para a tradicional consulta periódica.  Há 3 dias de completar 16 meses, pitoco mede 80 cm e pesa 11 quilos e meio (jurava que era bem mais. Meus braços que o diga).  A médica falou que a estatura e o peso estão normais e que somente poderá afirmar algo a respeito do seu tamanho (se será baixo ou alto na fase adulta) quando ele fizer dois anos. Assim sendo,  me resta uma remota esperança (rsrsrs). Quem sabe nos próximos meses meu pequenino estica e foge da zona dos baixinhos não é???? Torço para que aconteça!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tudo para chamar atenção


Essa fase é realmente muito gostosa. Meu pequenino passa o dia inteiro me chamando para mostrar alguma coisa.. Sem exageros, o dia inteiro mesmo. É mãe isso, mãe aquilo.... Aponta, dança, imita, fala algumas coisinhas... No caso do vídeo ele exibe algumas letrinhas quando solicitado. Mas geralmente ele mesmo pega e vem mostrar: " Mamãe iiiii, mamãe uuuu" (com a letrinha na mão). Quando acerta alguma coisa exige palmas e acompanha com um 'êêê' de comemoração (rs). Do mesmo jeito sabe quando não deve mexer ou fazer algo (mas faz). Pego de surpresa no meio da 'arte', dá um grito de susto ou me imita com uma cara que faço quando não gosto de algo (rsrsrs, muito engraçada essa parte). Outra coisa que gosta de chamar a minha atenção é imitando os sons dos bichos. Nas figuras das fraldas ou em qualquer outro lugar, CF aponta para o animalzinho e grita: "Mamãe moonnnn", Mamãe, pi piiii, mamãe méééée´", referindo-se ao boi, pintinho e carneirinho. Também gosta de imitar os nenês fazendo o som dos chorinhos deles (como se ele fosse bem grande,rsrsrsr). Dentre as descobertas dessa linda etapa da vida do meu filhote, acredito ter citado as mais marcantes. Aos quase 16 meses, CF demosntra ser um menininho carinhoso, simpático e muito, mas muito esperto!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Risco e rabisco


Tudo tem dois lados. Começou a fase dos rabiscos - um momento de criatividade e, ao mesmo tempo, um anúncio de bagunça geral (rs). Meu pequeno descobriu que é capaz de fazer traços com um  lápis. Ele só não descobriu ainda os lugares certos de fazê-los (rsrsr). Mesmo sob supervisão, CF já riscou toda minha agenda, o chão da casa e sua próprias mãos. Ah, as minhas também. Passei a esconder canetas para não ser pega de surpresa, porém, já aconteceu dele achar e sair rabiscando tudo. Algumas vezes entrego papéis e fico a observar o seu trabalho. O problema é que ele faz um traço em cada folha e, de repente, precisa de mais coisas para riscar (paredes, sofá, etc). Vou em busca do lado positivo dessa linda fase... Com todo o cuidado para nossa casa não se transformar em pura 'arte' (nos dois sentidos da palavra,rs)!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bicho papão, lobo mau....Pode?

Crescemos com lendas do tipo bicho papão, boi da cara preta, cuca e lobo mau.... As próprias cantigas de ninar mencionam esses personagens. Inúmeras vezes já ouvi parentes e amigos contarem estórias para assustar as crianças com algum intuito (seja evitar ou instigar alguma ação). Até que ponto uma  inocente estorinha como essa pode fazer mal?? Sinceramente nunca havia refletivo a respeito desse assunto. Mas, tive uma experiência que acredito ser importante compartilhar. Há uns dez dias, na casa de amigos, com o objetivo de repreender CF, falei sobre o tal do lobo (rsrsrsr). Juro que sequer imaginei que ele temesse  e muito menos soubesse que bicho seria esse. Claro que eu quis assustar para que ele parasse de mexer, no entanto, minha ação foi meio que instantânea. Falei para ele que em determinado compartimento da casa tinha um lobo e que o animalzinho maltratava as crianças. No mesmo instante meu pequeno levantou os bracinhos e não quis mais saber de chão, somente colo. Até aí ótimo, concordam? Minha ação havia surtido o efeito desejado. Porém,  durante 7 dias ele passou a ter pesadelos na madrugada (uns 3 ou 4 por noite) e só acordava falando o nome dele: lobooooooooooo (acreditam??). Desde então nem toco mais no nome, nem ao menos para dizer que não existe. Porque no mesmo dia fui tentar reverter e só piorei ao mencionar que ele era bonzinho (rsrsrs). Há 2 dias o sono melhorou e ele parou de falar no lobo (rsrsr) - só fala quando eu digo que não pode alguma coisa ( acho que ele ligou o proibido ao personagem,rs). Esse texto é apenas um relato do que vivi, tendo em vista que não entendo a psicologia do assunto. Quando me informar melhor venho aqui contar pra vocês ok???? Por enquanto NADA de lobo mau, boi da cara preta, cuca... rrsrsrs

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Enfim, o show da Galinha Pintadinha


Já citei algumas vezes o quanto os dvds da Galinha Pintadinha me ajudaram para distrair meu pequeno. Desde os 5 meses ele fica hipnotizado ao olhar para tv e ouvir as músicas. Enfim chegou o momento de levá-lo para vê-la de perto. Sim, levamos CF para assistir AO VIVO o show da Galinha Pintadinha. Sempre soube que ele adoraria participar de um evento do tipo, porém, ao saber que seria num teatro e que passaríamos todo o espetáculo sentados numa poltrona central e no fundo, fiquei receiosa com a ideia. Será que um bebê de 14 meses (no auge se sua inquietude) suporta mais de sessenta minutos 'parado'? Bem, a surpresa veio mais adiante. Ao apagarem as luzes e começarem o show com os conhecidos personagens, CF aplaudia e se divertia em demasia. Mais à vontade do que o esperado, ele cantava e imitava sons e gestos dos que estavam no palco. Essa primeira experiência foi realmente  surpreendente e muito, mas muito FELIZ! Agora é aguardar a turnê de Patati Patatá.rsrsrs

quarta-feira, 14 de março de 2012

Gaiato da mamãe!

Surpresaaaa!

Não poderia deixar de publicar essa foto. Não, não tem muito o que postar, a imagem fala por si. rsrsrsrs Ele é louco pela camisa do pai... Tava em cima da cama e ele puxou... O resultado foi esse: Ele vestiu SOZINHO! Gaiato, ainda posou para a foto! Mamãe amaaaaaaaaa!

Hora de brincar de esconde-esconde

Acheiiiiiiiii (escondido da mamãe na lateral do sofá)

Existe uma brincadeira que eu nunca gostei (principalmente dentro de casa): esconde-esconde. Não gostava que minha irmã se escondesse e me desse aquele susto ao encontrá-la. Deve ser algum trauma, não sei (rsrs). CF deve ter suspeitado a esse respeito. Tenta se esconder a todo momento. É só dá um mínimo de espaço e logo ele some. Por diversas vezes me deixou apreensiva. Ao gritar o seu nome rapidamente me deparo com aqueles olhinhos a brechar onde devo procurá-lo. Os lugares preferidos são ao lado do sofá e no cantinho da lateral da cama. Tudo bem, já conheço seus esconderijos, mas vez ou outra ele muda e me dá aquele susto. Essas crianças aprendem rapidinho não é??? Affff!

E lá vem eles: os exames de rotina

Mamãe não resiste...rsrsrs

Além das vacinas, aos dose meses, o pediatra pede que seja feito um turbilhão de exames de sangue, urina e fezes. Para este último porém, a médica receitou um remédio contra os vermes. Segundo ela, toda criança a partir desta idade deve tomar o medicamento. Fiz os exames solicitados e, graças a Deus, deu tudo bem com meu pequenino. Mas tenho que frisar: Como dá pena ver a enfermeira colher sangue daquele pequeno e gordo bracinho. Apesar do chororô meu menino foi bem firme e deixou que o procedimento fosse realizado rapidinho. Cabe a nós, pais, sermos ainda mais fortes e agir com coragem e sabedoria.

De volta às vacinas

Chorinho lindo da mamãe

Após seis meses de 'descanso' elas estão de volta: As temidas vacinas! Aos 12 meses é a vez da tríplice viral e da varicela (conhecida como catapora que, infelizmente, não está disponível no setor público).  Posso dizer que essa etapa é menos difícil que as outras (pelo menos no que diz respeito às picadas). O bebê já está mais forte e parece não doer tanto (mas claro que dói, rs). Aliás,  após a furada ele está livre (essas últimas não causaram reação), o choro dura um curto instante mas logo o pequeno é convencido de que acabou. Aos 15 meses tem mais 3 ou 4. Depois vem as dos 18... Nossa, quanta dor!

O primeiro bailinho de carnaval

Meu batman no seu primeiro bailinho

Eu sei, o carnaval já passou há quase um mês. Mas tenho que registrar aqui o primeiro bailinho do meu pimpolho. Por falta de tempo não o fiz antes. Tudo começou com a chegada da fantasia. Na manhã do sábado (18/02) o pai chegou com o que seria seu primeiro traje de super-herói: Batman! Animado, Cayo Felipe deixou que vestíssemos a roupinha com direito a cinto e máscara sem ao menos reclamar do calor. Assim ele permaneceu por muito tempo fazendo gracinhas e posando para fotos (claro que a mamãe aqui não perdeu um flash), porém, a parte do rosto foi abandonada ainda nos primeiros minutos (rsrsrs). A tarde foi a vez de CF entrar na bagunça. Levamos o nosso pequeno para um bailinho de carnaval infantil onde, obviamente, tinha várias crianças fantasiadas e curtindo as marchinhas carnavalescas. Completamente a vontade, ele foi em direção a banda e, na frente do palco, começou a dançar (rsrsrsrsrsrs). E durante toda a festa a diversão foi garantida: muito confete, música, bagunça e corre-corre.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A hora do freio...

No brinquedo novo

Nessa etapa da vida os bebês já sabem o que querem... e como sabem. O meu, quando entra numa loja de brinquedos já se agarra no que lhe agrada mais e chora quando retiramos de suas mãos. Assim ele também faz quando deseja um objeto de um amiguinho. Algumas vezes até nos deixa envergonhados por abandonar o seu e querer o do outro. Como trabalhar essa questão?? Coisa de menino mimado? Acredito que ele ainda seja muito pequenino para adquirir tal feito. Importante será trabalhar esse comportamento a partir de agora (que já é capaz de compreender). Dizer não (moderadamente), satisfazer menos as suas vontades... Porém, tudo isso regado com muito amor. Aliás, amor nunca é demais, concordam? E isso o meu filhote tem de sobra!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Independência

Passeio com a prima

Um dos momentos mais importantes, e marcantes, na vida de uma mãe é quando o bebê começa a dar os primeiros passos. É como se, de repente, o nosso pequenino se tornasse independente. Como pode um serzinho tão minúsculo equilibrar-se sobre dois pés? (rs) Para o bebê deve ser ainda mais genial essa descoberta. A partir de então ele não precisa mais de ninguém para locomover-se. Daí vem o que todos chamam de 'fase difícil' - apesar de ser tão encantadora. No momento em que eles (os bebês) descobrem que podem 'ir e vir' sozinhos parecem querer ganhar o mundo. Sem olhar para trás, CF segue sua caminhada (praticamente uma corrida) quase sem destino. Digo isso porque ele vai e volta diversas vezes sem cansar. Por volta dos 10 meses meu pequeno deu os seus primeiros passos. Porém, não passou de alguns... uns 5 ou 7... Isso me deixava preocupada, porque ele parecia não evoluir. Mas, como mágica, meu baby se soltou e, claro, não parou mais - isso com exatos 12 meses. Corajoso e desenfreado, ele corre e 'foge' dos nossos olhos. Apesar de toda essa maratona, vivo um momento mais tranquilo em nossa relação. Antes, não confiava deixá-lo um segundo sozinho sem ficar grudada nele. Hoje, mais independente, CF já brinca enquanto supervisiono de longe. Claro que não se pode perder de vista, pois eles adoram o proibido e o perigo fica bem ali, ao lado!

Um ano de vida!

Para não passar em branco providenciei um bolo e umas lancheiras para comemorar o primeiro ano do meu filhote. Marcaram presença alguns amiguinhos e primos.  No dia, CF ainda treinava os primeiros passos e se divertia muito pra lá e pra cá. Em registro, fotos desse momento tão especial:



Festas e mais festas...

Com os amigos no niver de Mariana 

Dezembro foi o mês dos aniversários infantis... Como já citei algumas vezes neste blog, no mesmo período em que CF nasceu, vieram outros três: Heitor, Mariana e Danilo (Nessa ordem). E as comemorações do primeiro ano de cada um vieram assim: uma em cima da outra. Sempre adorei festa de criança, mas hoje posso relatar o quanto torna-se cansativo participar de uma (rsrs). Encantado com tudo, CF não parou um único segundo. Eu, obviamente, fiquei com dores em todas as partes do corpo. Também, participar de três festas seguidas, cansaria qualquer um (acredito eu). Mas é claro que valeu muito a pena!

Férias

Com os 4 priminhos

Animadas férias ao lado dos amiguinhos

Amigos inseparáveis... três mosqueteiros (rs)

Com 11 meses completos levei CF para a casa dos avós para ficar um mês (comigo, é claro). Lá, além de ter todos os priminhos e muita gente para dar atenção, era época de festa e havia parque de diversões e amiguinhos para brincar todos os dias. A evolução nesse período foi surpreendente. Talvez a proximidade com seu primeiro aninho tenha ajudado devido ser uma fase significativa na vida de um bebê. Passeios diários, encontros com outros bebês da mesma idade, convivência com familires, treinos e mais treinos dos primeiros passos... E assim ele tornou-se ainda mais comunicativo - chama pelos pais e familiares (titia, vovô), diz 'au au' quando vê um cachorriro, canta e dança ao assistir dvd, repete tudo que falamos, enrola a língua para conversar (rsrs)... Caminha e corre para todos os lados e, consequentemente, cai muito. Não aceita mais ir para os braços e ficar parado tornou-se algo ainda mais difícil. Está sempre em movimento (nem que seja de um lado para outro até cansar os nossos olhos). Adora carro, moto, bola... Este último ele grita 'gunnn' referindo-se ao gol no momento em que chuta. Em resumo, meu pequenino vive uma fase muito linda e apaixonante!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

De volta!

Após quase dois meses sem postar nem sei por onde começar... Foram tantos acontecimentos, tanta novidade... Agora, já com 1 aninho, meu bebê nem parece mais um bebezinho (rsrsr)... Já anda, fala um monte de coisas, deu uma esticada nesse período de tempo, etc, etc, etc... Tentarei resumir nos próximos tópicos, mas adianto que meu pequenino está cada dia mais apaixonante!