visitantes

sexta-feira, 29 de abril de 2011

4 meses

Com o primo Philipe

Hoje, data em que CF completa 4 meses, ele resolveu acordar bem cedo...Talvez para comemorar (rs). 4h da manhã, ainda escuro, já havia despertado e mostrava que não queria saber mais de dormir. Assim passou o dia inteiro: acordado. Nenhum cochilo, NADA! Porém, inquieto e com sono, às 18h já queria ir para o berço. Com mais um mês de vida percebe-se uma grande evolução. Agora ele passa a maior parte do seu tempo segurando o pezinho e o levando à boca. Banho só se for sentado e os brinquedinhos de morder são seus companheiros favoritos. Baba muito, conversa muito, grita ainda mais... Cada dia gosta mais de passear e ver coisas e pessoas. Olha para a mãe e sorri sem que faça o menor esforço (simplesmente sorri). Ainda alimenta-se somente de leite materno, no entanto, penso em acrescentar alguns alimentos nos próximos dias. À noite acorda uma única vez – geralmente entre 2h30/4h. Continua exigindo atenção e só está tranqüilo quando tem alguém por perto. Quer pegar em tudo, segura objetos (nesse grupo também está incluso cabelo, óculos e roupas,rs). Movimenta-se no berço (várias vezes o coloquei em uma posição e o encontrei do lado contrário). Se colocado no colo faz força para ficar em pé (e como tem força nas pernas). Adora ouvir músicas infantis e que brinquem com suas mãos (como bater palmas). Também dá gargalhadas ao sentir cócegas.
E assim o tempo vai passando... E ele ficando maior... mais fofo...mais lindo...mais esperto!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A irmã...

Com a irmã e o pai

Por ter viajado ainda na primeira semana de vida, CF não tinha contato com sua irmã desde o seu terceiro dia... Como bebês mudam muito nesses primeiros meses, ela conheceu, no último feriado, um novo menininho – agora mais esperto e fofo. O reencontro foi, de certa forma, como esperado. Ela, com 9 anos (já uma mocinha), o olhava com um jeito tímido como se estivesse sendo apresentada a um adulto (rs). Ele, com 3 meses e 20 dias, parecia encantado com aquela menininha de olhos verdes que ainda não sabia ser sua irmã (descobrirá mais tarde, rs). Porém, parece que o sangue fala mais alto. Ele sorria para ela e ficava calminho ao ouvir sua voz. Aos poucos ela foi se soltando e logo percebíamos que se sentia responsável por ele (talvez por ser a irmã mais velha). No shopping, estava sempre querendo empurrar o carrinho e ficar perto do irmão. Os olhares estavam constantemente se cruzando como se um estivesse analisando o outro . CF ainda não entende o que se passa mas, provavelmente, já  a ama com aquele amor fraterno. É apenas o começo da relação entre os dois, que espero ser de muito carinho, amizade e respeito.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O reencontro

Layla (irmã), Larissa e Rosário(tias)

Como toda moeda tem seus dois lados o cansaço da viagem é compensado pelo prazer de encontrar familiares e amigos. Para CF tudo é muito novo. Para ele sair da rotina é passear num shopping e nele permanecer por algumas horas com seus pais. Raramente tem contato com alguém que não seja o pai e a mãe. O habitual foi totalmente quebrado nesses últimos dias. Irmã, tios, primos, amigos, avós... era a oportunidade de reencontrar todos que não o viam desde que tinha poucos dias de vida. No começo ele estranhou aquele monte de gente rodeando o seu berço. Depois se soltou e mostrou simpatia e afinidade com os amigos e familiares. Apesar da fama de brabo estava sempre mostrando um sorriso para os que faziam algum gesto que o agradasse. Cayo Felipe aproveitou... Passeou nos shoppings, foi paparicado, brincou e tirou muitas fotos.

Viagem...

Com menos de quatro meses posso afirmar que CF já percorreu muitos quilômetros. Com apenas oito dias fez sua primeira viagem de aproximadamente 280km. Com pouco mais de um mês andou quase o dobro disso. Depois vieram outras distâncias e nesse último feriado novamente pusemos o pé na estrada (sempre de carro). Durante o trajeto é sempre a mesma coisa: Ele fica a maior parte do tempo inquieto e não quer permanecer na cadeirinha... Além de querer ficar no braço, CF também exige ficar mamando... rsrsrs. Se sua vontade não for atendida quem fica impaciente somos nós. Com seus choros e gritos a viagem fica ainda mais longa. De manhã é mais fácil do que nos outros horários. Além de estar mais tranqüilo, ele geralmente tira um cochilinho, o que, aparentemente, diminui a distância. A tarde, como no dia-a-dia, ele fica mais agitado e torna tudo mais cansativo. Também já experimentamos viajar à noite e o resultado foi terrível (por isso não pretendemos repetir). Dentre os problemas que enfrentamos tivemos que parar o carro no meio de uma estrada escura para trocar fralda. Com um histórico tão grande de viagens para um bebezinho de apenas 3 meses espero que ele aprenda, com o passar do tempo, a gostar dessa vida ‘pra cá e pra lá’.

domingo, 17 de abril de 2011

Qual a melhor posição para o bebê dormir?


A gente costuma ouvir o que é melhor para o bebê antes mesmo dele nascer... Seguimos as 'regras' de acordo com o que acreditamos fazer bem para o nossos filhos. Porém, com o tempo eles vão revelando ter preferências... O tipo de chupeta, a maneira de tomar banho, a posição de dormir... Antes de CF vir ao mundo eu já havia aprendido: Dormir de barriga pra cima é mais seguro! Assim dizia as propagandas na TV. Os livros ensinavam que colocar o bebê de lado facilitava a digestão. E assim eu segui as orientações... O sono dele era bem leve e, durante o dia, não durava nem uma hora. Tinha muita cólica e parecia não ficar confortável daquele jeito. Até que, com quase 30 dias de vida, resolvi virá-lo e o coloquei de bruços. Percebi que ele se aconchegou melhor e, pela primeira vez, dormiu duas horas na manhã. Depois dessa experiência não pensei duas vezes: CF só dorme de barriga pra baixo. É assim que ele gosta e é assim que ele dorme bem. Claro que fico sempre por perto, já que dizem ser essa posição a maior causa de morte súbita em bebês. Mas confesso que fico muito mais tranquila quando vejo ele assim... Dessa forma ele acorda de maneira mais sossegada. Raras vezes ele adormece de barriga pra cima e, além do sono leve e muito rápido, ele acorda chorando. Com as suas particularidades ele demonstrou que, para ele, é melhor e mais confortável desse jeito. Se ele prefere assim...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Uma visita para meu bebê

Na maior intimidade, Heitor dá conselhos a CF de como arranjar namorada...rs

Observar a reação de dois bebês que se encontram é algo muito interessante. Hoje Cayo Felipe recebeu o amiguinho Heitor (6 meses), filho de uma amiga. Tagarela e muito esperto, o amiguinho soltava gritos e mostrava empolgação com os brinquedos 'novos'. Com olhar de espanto, CF vez por outra soltava um sorriso sem graça mas parecia não entender nada do que tava acontecendo. Parecia pensar: "Quem é esse menininho que está brincando com meus brinquedos?"rsrsrs. Cada um mostrava a fase em que estava vivenciando. Heitor, já durinho e sentando, queria pegar em tudo que via pela frente, inclusive CF. Preocupada, a mamãe dele o segurava a todo momento. Mais novo 3 meses, meu bebê não sabia o que fazer, apenas olhava e, por algumas vezes, dialogava através de sons que só eles entendiam. E bateram papo... Brincaram... Assistiram TV... E, claro, posaram para fotos. O registro eles irão ver mais na frente.

Sugestões

Se você, mamãe de 1ª viagem ou leitora do meu blog, tem algum tema como sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato por e-mail que passarei a experiência do meu dia a dia para todos. E assim a gente aprende juntos. Beijos!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Banho no balde???


Em busca de métodos que fizessem Cayo Felipe sentir prazer ao tomar banho (já que ele desde os dois meses passou a não gostar de água) lembrei de uma amiga que havia sugerido o banho de balde, o que ela chamava de ofurô. Sem acreditar muito enchi um balde com água morninha, pinguei umas gotinhas de óleo calmante e o coloquei dentro. Fiquei surpresa com o resultado. Ele sequer se mexeu. Ficou paralisado ao sentir seu corpinho submerso naquela água. Dizem que a sensação é de estar no útero. Que cena mais linda! Faz uns 5 dias que esse passou a ser o banho da noite dele. E durante o dia outra descoberta... Diferente dos outros bebês, agora ele só toma banho sentado. E só gosta se for assim. Se colocá-lo de costas é chororô na certa. Não tem brinquedinho nem música que dê jeito. Aos poucos vamos descobrindo coisas novas que agradam, ou desagradam, nossos filhos. Para as mamães que não fizeram a experiência do ‘ofurô’, fica a dica. Vale a pena ver o bebê relaxado!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A primeira queda

Angústia, desespero, dor... São alguns dos sentimentos que traduzem (em partes) o momento em que vi meu bebê ali, no chão. Indefeso, pequenino e frágil, CF caiu do bebê conforto quando era transportado de um lugar para outro. A alça do equipamento não estava travada e ele girou e foi amparado pelo chão. Não se pode explicar o tamanho da dor que senti.. Como pode alguém, que tem por dever proteger, cometer um deslize desse? Pois é, mas acontece... É difícil aceitar que podemos cometer tamanha falha, mas acontece. Infelizmente aconteceu com ele aos 3 meses e 10 dias de vida. Aquela imagem dele chorando não sai da minha mente. Ao mesmo tempo que o envolvia em meus braços eu chorava ainda mais que ele. Porém, por um milagre de DEUS, ele não sofreu nenhum arranhão... nenhum machucado, NADA! Foi somente um susto... E que susto!

terça-feira, 5 de abril de 2011

E as coisas mudam...

Enquanto ouvia conversas...

Para justificar as escassas postagens e atualizações tenho que escrever sobre o dia do meu bebê. Com o passar do tempo e a sua evolução tudo vai mudando muito rapidamente. Quanto mais esperto ele fica menos tempo me sobra. Não chora, mas exige atenção quase que 24h. Gosta de conversar ou, ao menos, ficar ouvindo as conversas alheias. Aliás, ouvir ruídos, principalmente vozes, é um calmante para ele.  Hoje ele adormeceu sozinho (normalmente necessita de algum dengo para cochilar) simplesmente por ouvir um bom papo entre duas pessoas. Acho que ele prefere conversar a brincar. Para agradá-lo basta ollhar e dizer qualquer coisa direcionada a ele. Logo ele abre aquele sorrisão como resposta. E assim passam os dias... Os gritos ficam cada vez mais fortes, os angus cada vez mais constantes...e ele cada vez mais esperto! Quem sabe amanhã ele me deixa livre alguns minutinhos (durante o dia pois não gosto de atualizar à noite) para postar aqui né???